Capela Nossa Senhora do Carmo

Projeto de construção da Capela Nossa Senhora do Carmo


Localização: Rua Luis Migliorine, 283 - Parque dos Pinheiros
                     CEP: 84033-111 - Ponta Grossa-PR
E-mail: contato@nscarmopg.com
Site: www.nscarmopg.com
Facebook: www.facebook.com/senhoradocarmo

Horários das atividades

MISSA: DOMINGOS 09h30min

Grupo de Oração: Terça-feira 19h30min (Louvor RCC)

Infância Missionária: Terça-feira 20h

ADORAÇÃO: Quinta-feira 20h


Histórico


Pe. Paulo Sagrilo, então reitor do Noviciado Nossa Senhora do Carmo (Seminário Cavanis de Ponta Grossa), percebendo o nascimento de uma nova vila já com varias casas, decide convocar os jovens Cavanis e os casais leigos Cavanis para organizar a 1ª Missa no Pq dos Pinheiros.

Em 18/08/2004 Pe. Paulo na casa do senhor Euclides Strapasson com alguns moradores da vila preside a 1ª Missa no Pq dos Pinheiros. Pe. Paulo decidiu celebrar mensalmente nas casas (toda 3ª quarta-feira).

Começou o movimento das capelinhas. E por votação entre os primeiros moradores foi escolhida por Padroeira (em homenagem ao seminário) Nossa Senhora do Carmo ( neste momento surge a missão de divulgar o escapulário).

Em 2005 o senhor Acir Ribeiro cedeu uma meia água nos fundos do terreno para a comunidade se reunir. As Missas passaram a acontecer 2 vezes por mês (1ª e 3ª quarta-feira do mês). Iniciaram-se a catequese.

No 2º semestre Pe. Antonio Ganser aceitou realizar as Missas nos domingos inicialmente em às 11h. No final do ano foi realizada a 1ª Missa de 1ª Eucaristia na Comunidade (Celebração realizada em um barracão emprestado para este fim).

Em 2006 Pe. Antonio Ganser atendeu parcialmente a comunidade alterando a Missa para às 18h. Com o crescimento da comunidade foi comprado (parcelado) os terrenos da Igreja. Em 02/07/2006 (Solenidade de São Pedro e São Paulo) foi realizada a 1ª Missa no terreno da Igreja.

Em 2007 Pe. Irani atendeu ao pedido da comunidade e alterou o horário da Missa para às 09h30min. Iniciou-se a construção da capela atual.

Em 2009 com auxilio do Pe. Vandir foi adquirido para a Capela o Sacrário.

Todos os momentos, contamos com pessoas generosas que ajudaram e ajudam a comunidade a crescer.

No final de 2013 começamos a preparar o projeto para construção da igreja definitiva - "Nossa CASA de ORAÇÃO".

No dia 14/12/2014 em uma Celebração Eucarística (no Domingo da Alegria), Presidida pelo Pároco Delvair foi Aprovado o Projeto Arquitetônico da Igreja.

Para começarmos a construção da nova igreja, no dia 18 de outubro de 2015, sob o Presidência do nosso Bispo Diocesano Dom Sergio que se dispôs a estar conosco neste momento único, com o presença do nosso pároco Padre Delvair, e do Diácono Benedito. Celebramos a Missa e o rito, pelo qual imploramos a bênção de Deus para levar a bom termo a obra e que compreendamos de que o edifício que vai ser construído de pedras será sinal visível da Igreja viva ou casa de Deus, que nós próprios formamos.

Sendo o dia das Missões, celebramos a liturgia própria do rito da bênção da área da nova igreja e da bênção e colocação da primeira pedra, que é a Fé em Jesus Cristo.

Em 2016 iniciou-se a construção, com toda a fundação (estacas, sapatas e vigas baldrames), durante as obras foi necessário desmanchar a Capela e fazer um espaço improvisado para comunidade Celebrar. Em agosto foi feito o Piso da Igreja.

Durante 2016 a Comunidade está construindo também a Praça Monte Carmelo ao lado da igreja.




Depoimento do Diácono Benedito que acompanha a Comunidade desde a 1ª Missa no terreno da igreja:

Comunidade que reza, comunidade que constrói

Quando um pequeno grupo de pessoas se une, com um mesmo propósito, o que é sonho se transforma em realidade...
Aquele sonho que os nossos queridos irmãos da Comunidade Nossa Senhora do Carmo um dia tiveram, aos poucos, com muito trabalho e principalmente com muita oração, está aos poucos acontecendo: a construção da sua igreja.
Para alguns podia parecer algo muito difícil atingir, afinal de contas se trata de uma comunidade humilde... mas ela é formada de pessoas perseverantes, e que rezam muito!
Desde o lançamento da pedra fundamental, em 2015, os esforços e recursos financeiros conseguidos foram empregados na preparação da base para a construção e agora se preparam para erguer o templo, local de oração e adoração.
A história desta Comunidade sempre foi de unidade na oração e no serviço, e é justamente por todos caminharem juntos que faz dela um estímulo para outras que também estão em processo de construção.
Envio a todos meu carinho, meu apoio e minha bênção diaconal.

Diácono Benedito Clemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!