segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ano da Fé: Momento para viver as palavras de Cristo




O Ano da Fé, que foi oficialmente aberto pelo Papa Bento XVI em Roma na quinta-feira passada, teve também um marco oficial na Igreja do Brasil.



No dia 12 de outubro, data em que comemoramos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a abertura se deu durante a missa solene da festa no Santuário Nacional, às 10h, que foi presidida do Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.



A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convidou Dom Claudio para presidir a Celebração Eucarística porque o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, está em Roma onde participa da abertura a convite do papa.


Dom Damasceno explicou que esta não é a primeira vez em que o Papa proclama um Ano da Fé. “O Papa Paulo VI, que é hoje venerado como Servo de Deus, proclamou também o Ano da Fé em 1967”.


O presidente da CNBB ressaltou ainda que Bento XVI, na Carta Apostólica Porta fidei (Porta da Fé), recorda a beleza e a centralidade da fé a nível pessoal e comunitário e fazê-lo em uma dimensão missionária.


“Precisamos fazer com que a beleza e a centralidade da fé cheguem até as pessoas que não conhecem Jesus Cristo e também na ótica da nova evangelização, isto é, fazer com que as pessoas que foram evangelizadas, mas que se esqueceram de Jesus, recuperem a sua fé e retornem a vida da comunidade”, acrescentou o Cardeal.


Dom Damasceno reforçou que o Ano da Fé deve ser um momento para propor a leitura dos documentos do Concílio Vaticano II e aprofundar a sua reflexão para encontrar uma luz para nos guiar como cristãos no mundo de hoje.


“Portanto, a renovação da fé deve ser prioridade, um compromisso de toda a Igreja nos nossos dias”, acrescentou.

www.a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!