sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RENOVAÇÃO PAROQUIAL - 5 URGÊNCIAS DIOCESANAS



XII Assembléia diocesana

AS CINCO URGÊNCIAS

“Evangelizar, a partir de JESUS CRISTO, para uma renovação paroquial.”
A igreja existe para evangelizar. Em meio às alegrias e esperanças, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo, notadamente dos que sofrem.
Para cumprir sua missão, a igreja, impulsionada pelo ESPIRITO SANTO, acolhe, reza a palavra que salva, escuta os sinais dos tempos, revê práticas pastorais e discerne objetivos e caminhos. (documento da CNBB 94)

PRIMEIRA URGÊNCIA
PARÓQUIA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO.

1º – Promover um dia de encontro em cada semestre sobre a renovação paroquial a partir do ano 2012, abertos a todos os membros das comunidades abordando aspectos do tema:
“PARÓQUIA EM ESTADO PEMANENTE DE MISSÃO “(ENCONTRO DE FORMAÇÃO PAROQUIAL OFERECIDO PELA EQUIPE DIOCESANA).

2º - Criar a pastoral da acolhida que envolva os vários aspectos da vida paroquial (acolher nas celebrações, acolher os novos moradores, as pessoas que sofrem, e acolher os excluídos.)

3º - Criar e dinamizar um grupo de animação missionária em cada paróquia (GAM)

4º - Criar uma equipe diocesana para formar missionários estudantes jovens, adolescentes e crianças (infância missionária) que testemunhem dentro de suas escolas.

5º - Promover na paróquia um final de semana missionário em comunhão com todas as pastorais e movimentos em âmbito paroquial em toda a diocese, no mês de outubro de 2012, e no mês de outubro de 2014.

SEGUNDA URGÊNCIA

PAROQUIA: CASA DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

1º - Capacitar membros do grupo de missionários para que sejam “AGENTES DE PRIMEIRO ANÚNCIO”, em vista de que sejam eles introdutores que despertem a fé, através do anúncio do querigma, trazendo para o processo de iniciação na comunidade aqueles que estão distantes.

2º - Desencadear na paróquia um processo catequético de inspiração catecumenal que contemple os adultos e as crianças evidenciando a experiência da acolhida, do diálogo, do anúncio da palavra e a intimidade com a mesma para que aconteça a inserção e integração na vida da comunidade.

3º - Promover um dia de encontro em cada semestre sobre a renovação paroquial a partir do ano 2012, abertos a todos os membros das comunidades abordando aspectos do tema: PAROQUIA: CASA DA INICIAÇÃO CRISTÃ.

4º - Desenvolver atividades que proporcionem a aproximação e a integração das pastorais entre si e com a comunidade (café comunitário, espaços de convivência, feira de pastoral, gincana bíblica, feira de catequese, etc. Nisto também será possível perceber e encaminhar aqueles que necessitam iniciar ou prosseguir no seu processo de iniciação a vida cristã.

5º - Escolher dentre os pequenos grupos da paróquia alguns com maior tempo de caminhada, os quais, com subsídio específico, possam experimentar e desenvolver o processo catecumental acolhendo os adultos que precisam iniciar ou prosseguir a experiência de iniciação cristã.

TERCEIRA URGÊNCIA
PARÓQUIA LUGAR DE ANIMAÇÃO BIBLICA DA VIDA E DA PASTORAL.

1º - Ensinar a dinâmica da leitura orante da palavra para que seja de fato:
Caminho de encontro pessoal e autêntico com Jesus, instrumento de conversão e força para a oração.

2º - Aprofundar o estudo da palavra para melhor compreender, assimilar e celebrar o mistério que ela traz consigo e manifestar a presença de Cristo em nós.

3º - Promover um dia de encontro em cada semestre sobre a renovação paroquial a partir do ano 2012, abertos a todos os membros das comunidades abordando aspectos do tema: PARÓQUIA LUGAR DE ANIMAÇÃO BIBLICA DA VIDA E DA PASTORAL 

4º - Promover encontros específicos para as pastorais de modo a identificarem mais claramente a própria vocação à luz da Escritura.

5º - Oferecer subsídios através de meios de comunicação e outros instrumentos para uma compreensão maior da Escritura.


QUARTA URGÊNCIA
PARÓQUIA COMUNIDADE DE COMUNIDADES.

1º - Fortalecer os conselhos de pastoral de comunidade.

2º - Possibilitar a presença da igreja através de celebrações, novenas nas casas, momentos de convivência cristã, dando preferência aos impossibilitados de participar na igreja (doentes e idosos), nas casas dos moradores novos.

3º - Assumir com urgência a setorização da paróquia.

4º - Promover um dia de encontro em cada semestre sobre a renovação paroquial a partir do ano 2012, abertos a todos os membros das comunidades abordando aspectos do tema: PAROQUIA COMUNIDADE DE COMUNIDADES

5º - Promover ajuda mútua entre as comunidades incentivando o intercâmbio entre as mesmas.


QUINTA URGÊNCIA
PAROQUIA SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS

1º - Priorizar a pastoral familiar, cuidando também dos casais de segunda união.

2º - Defender e promover a dignidade da vida humana em todas as etapas da existência desde a fecundação até a morte natural.

3º - Fortalecer na paróquia a consciência da atuação em conjunto das pastorais sociais entre si e com a caritas.

4º - Promover um dia de encontro em cada semestre sobre a renovação paroquial a partir do ano 2012, abertos a todos os membros das comunidades abordando aspectos do tema: PAROQUIA SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS.

5º - Incentivar a atuação de leigos capacitados nos conselhos municipais e estaduais.

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós.” (II Jo 1,14)

www.diocesepontagrossa.com.br



                                                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!