sábado, 7 de janeiro de 2012

Dom João é nomeado Cardeal


Durante a oração do ângelus desta sexta-feira (6), Bento XVI anunciou que no próximo dia 18 de fevereiro haverá um consistório para a criação de 22 novos cardeais, entre os quais estão o arcebispo brasileiro Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, e o recém-nomeado penitenciário mor da Igreja, o prelado português Dom Manuel Monteiro de Castro.

“Com grande alegria, anuncio que no dia 18 de fevereiro terei um consistório no qual eu nomearei 22 novos membros do Colégio Cardinalício”, disse o Papa.

Entre os nomeados, está Dom João Braz de Aviz, ex-arcebispo de Brasília que desde o ano passado serve a Igreja como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada.

O arcebispo foi o único brasileiro nomeado desta vez, e a partir de fevereiro deste ano, passará a integrar o grupo de cardeais brasileiros composto por Dom Eugênio Sales, Dom Evaristo Arns, Dom José Falcão, Dom Serafim Fernandes Araújo, Dom Claudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Sheid, Dom Odilo Pedro Sherer e Dom Raymundo Damasceno de Assis.

Em 1994, João Paulo II nomeou Dom João Braz, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, onde, desde então, adotou o lema episcopal: Todos sejam um (Jo 17,21). Depois, ele foi bispo de Ponta Grossa, Paraná; arcebispo de Arquidiocese de Maringá, também no Paraná, e por fim, arcebispo de Brasília, cargo que ocupou de 2004 até o fim de 2010.

Em 4 de janeiro de 2011, ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

FONTE: a12.com

Isto é um grande orgulho para todos nós, da Diocese de Ponta Grossa, visto que Dom João foi nosso bispo.
E desejamos que o Espírito Santo o ilumine nesta nova missão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!