sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Doutor da Igreja


Neste Mês celebramos a Bíblia, Palavra de Deus, Luz para os cristãos!
Confira abaixo a história de São Jerônimo, tradutor da Bíblia para o Latim.

São Jerônimo


Nascido na cidade de Estrido, Dalmácia, nas atuais fronteiras da Iugoslávia, por volta do ano 340. Em Roma estudou gramática, retórica, filosofia... Foi um dos grandes escritores de seu tempo.
Converteu-se ao cristianismo e decidiu tornar-se monge. Partiu para as terras do Oriente, berço do monaquismo. Fixou-se na Síria e entregou-se a uma vida de penitência, de oração. Convenceu-se, entretanto, de que a sua verdadeira vocação era servir a Igreja na qualidade de escritor. Procurou, então, conciliar a vida monástica com o ofício de escrever: dedicação total ao estudo, reflexão, autodisciplina.
Tornou-se sacerdote, mas raramente exercia o ministério sacerdotal. Regressando a Roma, foi feito secretário do papa São Dâmaso, época em que começou o trabalho com a tradução da Sagrada Escritura, a partir dos textos originais para o latim, conhecida hoje como Vulgata. Morrendo o papa Dâmaso, foi para Oriente, fixando-se em Belém. Deixou escritas várias obras (cartas, tratados de exegese, comentários bíblicas), mas nada o tornou tão célebre quanto a tradução da "Vulgata". Por isso é chamado "doutor máximo das escrituras".
Sua festa é celebrada em 30 de setembro.

ALVES, José Benedito - Os Santos de cada dia - São Paulo: Paulinas, 1990 -552/553p (Adaptado)
http://www.arquimaringa.org.br/site/arquivos/img_12541005910.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!