sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entrevista

"SEGUIR JESUS É RECEBER A PLENITUDE"


A Ir. Esilda da Cruz Martins, da Congregação das Irmãs do Santo Nome de Deus-Irmãs Cavanis, realiza trabalho pastoral na Matriz com a Chama Cavanis, Coroinhas e a Catequese. Elas trabalham em Castro de forma igual e lá possuem o Centro de Educação Infantil.
A congregação, fundada por Antonio Angelo Cavanis e Marcos Cavanis veio da Itália e lá está a Casa Geral e a superiora, conhecida na região, é a Ir. Elsa Bezzi, que por muitos anos trabalhou de forma singular em Castro. 
O carisma das irmãs é o amor aos mais jovens, dentre eles as crianças e os adolescentes, nos quais elas trabalham diretamente.
Ir. Esilda, na sua frase mais marcante, diz que seguir Jesus é receber a plenitude.

Confira a entrevista abaixo.

Onde e quando a senhora nasceu?
Nasci em Reserva, no ano de 1978.

Qual o carisma da das Irmãs da Sociedade Santo Nome de Deus?
O carisma das Irmãs é amar os jovens, as crianças, educá-los na caridade, na formação do Coração. E mostrar o amor de Deus pai e mãe.

Como e quando a senhora recebeu o chamado à vida religiosa?
Desde pequena eu senti esse chamado, que eu era coroinha. Eu queria ser missionária, por influência dos Frades Menores Missionários quando já estava em Ponta Grossa. Um dia eu encontrei a Ir. Teresa (Gargani) e perguntei como fazia para ser irmã e ela me ajudou.

Que trabalhos a senhora desenvolve na comunidade?
Trabalho com a Chama Cavanis, uma pastoral que surgiu da necessidade da permanência dos jovens após a Crisma na Igreja; temos momentos de lazer, espiritualidade Cavanis, refletindo a Palavra de Deus. Há a Chama Jovem, que antes era conosco, mas hoje está desligada de nós.

Como é o seu dia-a-dia na comunidade?
Acordo às 06h, temos as Laudes, depois vou à universidade. 

Qual é o caminho que uma vocacionada percorre até a consagração?
Se ela decide fazer experiência (para ver como vivemos), após o aspirantado (quem define isso é a própria aspirante), após isso temos o noviciado (1º ano canônico, reclusa/2º ano missionário), depois faz os votos religiosos válidos para 5 anos e depois se for certo, faz os votos perpétuos.

Mensagem final.
A vida religiosa vale a pena, o mundo oferece tantas coisas, o mundo forma pessoas vazias, mas seguir Jesus é receber a plenitude, se doar para servir, nos faz amadurecer e amar as pessoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!