domingo, 7 de agosto de 2011

Entrevista

"DEIXE-SE CONDUZIR PELO ESPÍRITO"


O diácono permanente Natalino Mascarello, da Paróquia São Miguel (Irati) e presidente da CDD/PG (Comissão Diocesana de Diáconos de Ponta Grossa) diz que para se fazer um bom discernimento devemos nos deixar guiar pelo Espírito Santo, principalmente na hora de refletir sobre vocações.

Confira abaixo a entrevista.

Onde e quando o senhor nasceu?
Na cidade de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul; no dia 25/12/1947, por isso que é Natalino, no dia do Natal.

Como e quando recebeu o chamado para ser diácono? Quando foi ordenado?
Foi um convite do Pe. Pedrinho em 1995-1996, a gente já trabalhava bastante na Paróquia e a Diocese aprovou este projeto, então, foi feito o convite e a gente aceitou. Fiz parte da primeira turma da Escola Diaconal, lá em Florianópolis. Fui ordenado no dia 03/09/2000.

Que trabalhos o senhor desenvolve na comunidade?
Na paróquia sou coordenador do CPC, Pastoral Social e organizo os batizados, casamentos. Além de eu trabalhar na Liturgia. 

Como é o dia-a-dia na comunidade?
Trabalho mais nos fins-de-semana, sábado de tarde, domingo. E eu não tenho o tempo todo disponível para a Igreja. 





Qual o caminho que um vocacionado percorre até a ordenação diaconal?
Primeiro, a escolha da comunidade, depois de escolhido é aprovado e começa a fazer a Escola. Na escola são pelo menos cinco anos para se preparar, duas etapas por ano, são 25-30 dias por ano de formação e depois temos os escrutínios (que é uma consulta com a comunidade, os padres, para ver se aprovam para ser ordenado) e antes da ordenação diaconal tem o leitorato e o acolitato.

Qual a maior dificuldade e qual a maior alegria em exercer o diaconato permanente?
A maior alegria é poder servir a Igreja de Cristo. A maior dificuldade é o fato de a gente não poder fazer tudo o que quer, o que eu gostaria de fazer mas não tenho tempo.

Deixe uma mensagem àqueles jovens que estão pensando no diaconato, em consagrar a vida a Deus, mas estão em dúvida.
Quem tiver essa ideia na cabeça tem que rezar bastante, pedindo ao Espírito Santo que ilumine para discernir, poder fazer uma escolha correta, para que depois não tenha problemas ou venha a se arrepender. Então, sempre com bastante oração, pedindo graças e bençãos ao Espírito Santo para que possa fazer um bom discernimento, para depois poder cumprir a missão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!