quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sant'Ana, a mãe e a avó de ternura...

La Vierge, l'Enfant Jésus et sainte Anne, by Leonardo da Vinci, from C2RMF retouched.jpg
A Virgem e o Menino com Santa Ana

Como já pode-se perceber por esta pintura de óleo sobre tela, que retrata Sant'Ana, Nossa Senhora e o Menino Jesus, podemos perceber que a mãe de Maria era uma mulher de muita ternura, a pessoa essencial para educar Maria, que é Mãe de Jesus e também nossa mãe. Esta pintura foi feita por Leonardo da Vinci, autor também da Mona Lisa.
Pouco se sabe sobre os pais de Nossa Senhora, o que mais sabemos é o que a tradição nos conta. 
O Pe. Santiago Martín escreveu o livro "O Evangelho Secreto da Virgem Maria", publicado no Brasil pela Paulus; e neste livro Sant'Ana e São Joaquim são citados. Esta obra é baseada no Evangelho Apócrifo da Virgem Maria, encontrado durante o século VI por uma monja que foi à Terra Santa, este livro reconta a vida de Cristo sob o ponto de vista de sua mãe que, já no final da vida, tece suas recordações.
No primeiro capítulo, Maria diz que, apesar de tanto tempo ter se passado, de duas coisas ela se lembrava muito bem da ternura de sua mãe, Ana e da suave firmeza de seu pai, Joaquim. Eram duas pessoas muito puras de coração. Joaquim sempre aos sábados ia na sinagoga ouvir as explicações do rabino e Maria e sua mãe ficavam bem juntas, respeitando a tradição de que homens e mulheres ficavam separados.
Em certa ocasião, em que Maria descreve que adormeceu depois de ter recebido a revelação do Anjo Gabriel, Sant'Ana foi acordá-la, e Maria a descreveu como uma mulher de "eterno sorriso"; que juntou-se à cama e despertou-a (Maria), brincando muito e chamando-a de dorminhoca.
Resumindo tudo o que foi falado, Sant'Ana é um exemplo de como devemos educar as nossas crianças. Ela e o seu esposo são ótimos exemplos, pois educaram quem seria algum tempo depois a Mãe de Nosso Salvador Jesus Cristo. 
Sem se esquecer que ela foi avó de Jesus e, como toda avó, sempre esteve junto de sua filha para ajudar a cuidar do neto. 
Que Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo sejam exemplos para nossos pais e avós criarem seus filhos e ajudarem seus netos a crescer na fé; juntos na construção do Reino de Deus.

Referências:

MARTÍN, Santiago. O Evangelho Secreto da Virgem Maria. São Paulo: Paulus: Mercuryo, 1999 (13-27 p)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:La_Vierge,_l%27Enfant_J%C3%A9sus_et_sainte_Anne,_by_Leonardo_da_Vinci,_from_C2RMF_retouched.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!