quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os Livros da Liturgia


por Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R

"SERIA MELHOR QUE NOSSO OLHAR E NOSSA ATENÇÃO ESTIVESSEM VOLTADOS PARA O AMBÃO OU A MESA DO ALTAR, E NÃO TENTANDO DECIFRAR O QUE ESTÁ ESCRITO EM FOLHETOS."

As referências importantes para as nossas celebrações são os Livros Litúrgicos do Rito Romano, que se intitulam Missal, Lecionários e Rituais. Eles oferecem uma riqueza imensa de textos, e muitas vezes, oferecem opções diversas, para que os presidentes das celebrações ou as equipes de liturgia façam suas escolhas. Nos folhetos, essas opções já vêm feitas pelos redatores.
Seria muito bom que todas as Comunidades onde há celebrações semanais, procurassem possuir todos esses Livros, de tal modo que pudessem fazer as escolhas e adaptações necessárias para a sua realidade concreta. 
O Missal Romano é o livro oficial das orações que são feitas nas celebrações eucarísticas. Fica normalmente sobre a Mesa do Altar, às vezes sobre uma pequena estante. Logo no início, traz uma Instrução Geral, que todas as equipes de Liturgia deveriam estudar com atenção. Em seguida, apresenta as orações do "Próprio do Tempo", que celebra os mistérios de Jesus, desde o Advento e Natal até Pentecostes. Seguem as orações do "Tempo Comum", com textos para 34 domingos ao longo da Missa. No centro do Missal encontramos o "Ordinário da Missa", com todo o esquema ritual das nossas celebrações, isto é, com os Ritos iniciais, a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Aí estão também todas as opções atuais de Orações Eucarísticas, que são 14 até agora. 
A terceira parte do Missal oferece as orações para a celebração dos santos e santas, com um pequeno resumo de suas vidas.

REVISTA DE APARECIDA (Nº107/ ANO 9) - Religião também se aprende - Liturgia -- página 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!