sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Retrospectiva do ano e conversão

por D. Eurico dos Santos Veloso,
Arcebispo Emérito de  Juiz de Fora-MG

O último dia do ano nos remete a um olhar para trás. Revivemos os acontecimentos do ano que se finda e essa vivência só será positiva se, ao nos lembrar do que não foi bom, pensarmos em ações que possam sanar os dissabores e, muitas vezes, evitá-los, para que não se repitam. E, se eles se repetirem, podemos, com antecedência, combatê-los ou nos proteger, invocando a fortaleza divina, que está sempre perto de nós, aguardando o nosso apelo.

Numa retrospectiva, já que ficamos de fora do que já aconteceu, podemos analisar os nossos esforços, os nossos erros e os nossos acertos. Não é tempo de nos lamentar sobre o que nos aborreceu ou magoou. É tempo, como se diz no futebol, de colocar a bola pra frente e tentar fazer vários gols.


É tempo também de conversão, de mudança de vida, de abandonar o nosso egoísmo, a nossa vaidade e de cultivar o amor. A partir do momento que nos abrimos para o outro, a nossa alegria é maior! Abrir e servir sempre o irmão!
Há uma grande recompensa em nosso coração quando conseguimos ajudar as pessoas. Nas pequenas coisas, num sorriso, num gesto de carinho, numa partilha espontânea de pão e alegria, de fé, podemos fazer uma pessoa feliz e isto nos torna também felizes, porque servimos com alegria.

Elevemos ao Senhor Deus e Pai uma prece sincera e intensa de agradecimento por este ano que estamos terminando. Tudo é fruto de sua graça, de seu amor, de sua bondade. Roguemos que Ele continue amparando-nos com suas mãos divinas e conduzindo-nos em seu caminho de paz e de concórdia. Brote em nossa vida o desejo ardente e sincero de viver na esperança, contemplando o rosto de Cristo no rosto de cada irmão e irmã. Que saibamos agradecer ao Senhor pelo tempo que nos concedeu para viver.

Os bons sentimentos e propósitos não são privilégio de nós, católicos. Que a liberdade religiosa, a vida humana, desde a concepção até a morte natural, o ensino religioso e a valorização do idoso sejam reafirmados no ano que se inicia, particularmente que os novos governantes tenham princípios éticos inalienáveis e que a corrupção seja varrida da vida política nacional. Bom ano de 2011 a todos guiados pela graça de Deus!
FONTE DO TEXTO: CNBB
FONTE DA IMAGEM: http://3.bp.blogspot.com/_zU9eE9A2VlM/SzK9tNLy04I/AAAAAAAABLE/K-a7VfCefhs/s320/Retrospectiva+2009.jpg
É NESTE ESPÍRITO DE VIDA NOVA QUE DESEJAMOS À VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Coloque aqui o seu comentário. Deixe sua sugestão, elogio ou reclamação.
Obrigado por fazer este blog melhorar a cada dia!